João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Projeto : Quem sou eu ?

Alunos Atendidos: Crianças em fase Pré-Escolar – Pode ser adaptado aos alunos de Educação Infantil – Períodos: I e II. 
Duração: Em média quatro semanas. 

                  Primeira semana do projeto

Objetivos: 
Ao final do projeto os alunos deverão ser capazes de: 
• Saber a história de sua vida; 
• Conhecer a história e o significado de seu nome; 
• Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo e órgãos 
dos sentidos; 
• Estimular o raciocínio e a percepção visual; 
• Desenvolver a imaginação e a criatividade; 
• Saber maior número de palavras e expressões antes desconhecidas 
( Aumento e enriquecimento do vocabulário ); 
• Identificar suas preferências em relação a tudo que o cerca, a sua realidade; 
• Formar próprios conceitos através de descobertas e experimentações. 
Culminância: Construção de um Mural coletivo e de um Álbum da vida -Individual. 

“ Se uma criança vive com aceitação e amizade; aprende a encontrar o amor no mundo.” 
( Eny e Esther Sarli )

Primeira Semana de Projeto:
• Em “rodinha” iniciar me maneira descontraída e atrativa uma dinâmica 
– O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú. 

• O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. 

• Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um devem olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: 
Manter segredo. 

• Dentro da caixa deve conter um espelho, bem no fundo, do tamanho exato da mesma. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá refletida sua própria imagem. 
• A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com a própria imagem. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro?
• Após todos terem visto sua imagem refletida dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal. 
• O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro? 
• Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem. 
• A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que eles são o tesouro – cada um deles – por isso não poderiam contar o segredo – pois todos somos únicos – Ninguém é igual a ninguém. Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma 
confortável, provocar os alunos para que observem seus próprios corpos e façam comparações: __ Quem é mais alto? Quem é mais baixo? Quem tem a mesma altura? __Quem tem cabelos loiros? Quem tem cabeloscastanhos? Quem tem cabelos pretos? __ Quem é negro? Quem é moreno? Quem é branquinho? 
__ Quem tem olhos azuis? E castanhos? __ Quem é menino? Quem é menina? E assim propor que se agrupem de diferentes formas:
Exemplo: 
__Vamos juntar todas as crianças que tem cabelo bem curtinho do lado esquerdo em pé e todas as crianças que tem cabelos compridos do lado direito sentadas. 
__Vamos juntar os meninos de um lado e as meninas do outro. 
__ Agora vão pular só as crianças que tem olhos azuis ou verdes. 
Assim, o professor pode ir brincando, criando diferentes situações de acordo com a sua turma, sempre tendo como objetivo que façam comparações a partir das diferenças e semelhanças existentes no próprio corpo e no corpo dos amigos. 
Concluir a atividade quando não houver mais interesse da turma. 
Num segundo momento, que pode ser no mesmo dia ou não, o professor vai apresentar uma ficha, previamente preparada, xeroca ou mimeografada onde as 4 crianças terão que completar fazendo seu auto-retrato As informações contidas  na ficha podem ser anotadas por escrito pela professora caso a turma ainda não seja alfabetizada, todavia, é fundamental que sejam todas discutidas individualmente e em grupo. 
Segue exemplo de ficha que pode ser adaptada 
caso o professor ache necessário. 5


Quem sou eu? 
Meu nome é: ________________________________________ 
Tenho ____ anos. Nasci no dia ___/___/___. 
Meu endereço é: 
__________________________________________________
__________________________________________________ 
Meu telefone é: ______________. 
O nome da minha mãe é:________________________________ 
O nome do meu pai é: __________________________________ 
Na minha família também tem: _____________________ que eu 
gosto muito e cuida de mim. 
Minha altura:__________. 
Meu peso: ____________. 
Cor dos olhos: _________________. 
Cor dos cabelos:________________. 
Meu auto-retrato:


Importante: 
Chegando nesta etapa o professor deverá iniciar um trabalho criando uma identidade entre a criança e a escrita de seu nome. Seguem algumas sugestões de atividades práticas que podem ser realizadas durante este projeto ou até mesmo no decorrer de todo o ano letivo. Sugerimos que para o projeto em si: 
Quem sou eu? Sejam escolhidas no máximo 3 das atividades propostas: História do nome, Dança da Cadeira e mais uma a escolha do professor de acordo com o nível da turma. Mas, ficam as sugestões para trabalhos posteriores. 
A construção da escrita do nome, na Educação Infantil, é vista como um grande caminho a ser percorrido pela criança. 
O nome próprio de uma criança é seu marco de identificação e, por isso, é tão valorizado por ela. É por esse motivo que o trabalho com o nome próprio gera uma relação de identidade da criança com a escrita.
É fundamental, para a construção da escrita do nome que a criança saiba que desenhar é diferente de escrever a partir desta diferenciação que a criança começa a se dar conta de que precisa algo mais do que um desenho para poder escrever o seu nome, e então começam a aparecer em seus trabalhos as 
tentativas da escrita, a qual pode estar representada por “risquinhos”, “bolinhas”, “cobrinhas”... 
A primeira letra do nome próprio é sempre a mais reconhecida e escrita pelas crianças antes das demais. Muitas chegam a estabelecer uma relação de identidade que, em geral, as faz chamá-la de minha letra. É sempre aquela que reconhecem mais depressa em diferentes textos, cartazes, outdoors e outros.
A visualização é um mecanismo que faz parte da construção da escrita. Por este motivo é importante que os nomes estejam fixados nos gradis, nos materiais, nas lancheiras, nos crachás. 
Ao identificar seu nome e observá-lo escrito em diferentes locais e materiais, a criança, consequentemente, o memoriza. A partir de então inicia-se seu relacionamento com a escrita como representação de sua identidade, auxiliando-a a ver-se como um indivíduo que possui identificação. Por isso seu nome é tão importante. É um marco identificatório. 
O modelo da escrita do nome em diferentes materiais informa à criança sobre quais são as letras e qual a quantidade necessária de letras para escrevê-lo, além de informar a posição e a ordem em que aparecem no seu nome. 
É importante, nesse trabalho, a busca de semelhanças e diferenças, as posições das letras, os diferentes modos de escrita. 
É interessante desafiar a criança nesta questão. Por exemplo: “Pus a primeira letra do nome de Camila. Onde ponho a segunda? Aqui ou aqui”? ( indicando à direita ou à esquerda da letra C ). Este tipo de desafio auxilia a criança na direcionalidade da escrita, deixando um pouco de lado as letras espelhadas tão comuns nas séries iniciais. 
O sujeito é um construtor dos seus conhecimentos e nesse processo passa por etapas importantes que vão da visualização até o reconhecimento da escrita em diferentes lugares e formas. 
O objetivo maior do trabalho com a escrita do nome na Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita. 
A seguir apresentarei algumas atividades e brincadeiras que auxiliam o processo 
de construção da escrita do nome: 
Sugestões de Atividades Práticas:
1 – História do nome. 

Objetivo: Conhecer a origem do seu nome. 
Material: Folhas de papel ofício. 
Procedimento: 
• Propor às crianças que façam uma entrevista com os seus pais, procurando saber qual a origem dos seus nomes. 
• Montar com os alunos uma ficha para auxiliá-los na entrevista, incluindo perguntas tais como: - Quem escolheu meu nome? - Por que me chamo .....? O que significa ..... ? 
• Combinar com a turma o dia do relato e como ele será. ( A escolha do professor) Sugestão de Atividade: Contar a história do seu nome aprendida com a entrevista e ilustrá-la. 
Interessante: Em papel pardo o professor poderá registrar o nome de todos e uma síntese da origem do mesmo e fixar no mural. 
Observações: Todos deverão trazer a entrevista no dia marcado, oportunizando o desenvolvimento da responsabilidade desde pequenos, e, caso isso não aconteça, o professor deverá estar preparado e saber qual atitude tomar frente a este problema. 
2 – Fichário:
Objetivo: Conhecer a escrita do seu nome com diferentes formas gráficas. 
Material Necessário: Fichas do mesmo tamanho e formato e uma caixa de sapatos. 
Procedimentos: Montar na sala de aula um fichário com cartões que apresentem diferentes formas de escrita do nome próprio: Com letra de imprensa maiúscula, letra de imprensa minúscula, letra cursiva. Deixando claro à criança que existem diferentes maneiras para escrever o seu nome, mas todas querem dizer a mesma coisa. 
Combinar com a turma o momento e o modo como deverão utilizar as fichas. ( De acordo com o professor) – Pode ter em cada ficha uma foto 3x4 da criança. 
Sugestão de Atividades: Identificar o nome – Escrever o nome. 
3 – Lista de Palavras: 
Objetivo: Identificar em diferentes palavras a letra inicial do seu nome. 
Materiais: Tesoura, Revistas, Jornais, Folhetos, Cola, Folhas de ofício. 
Procedimentos: 
• Explorar com a classe a letra inicial do nome. 
• Listar outras palavras que também iniciem com aquela letra. 
• Propor que pesquisem em jornais, revistas e folhetos outras palavras que também iniciem com a letra do seu nome. 12
• Recortar e colar as palavras em folhas de ofício
• Ler com a turma as palavras encontradas e juntos procurar o significado. 
Sugestão de Avaliação: Reconhecer, em lista de palavras, aquelas com a letra que inicia o seu nome. 
Observações: O professor pode propor à turma que cada dia um traga de casa uma palavra que inicie com a letra do seu nome e em aula encontrem o 
significado. Este tipo de atividade desperta no aluno um interesse maior pela pesquisa e aumento do vocabulário. 
4 – Letras Móveis: 
Objetivo: Conhecer as letras e escrever seu nome através de brincadeira. 
Material: Letras móveis que podem ser de madeira, EVA, papelão e etc... 
Procedimentos: 
• Deixar expostas na sala as letras para haver um contato maior por parte das crianças com o material. 
• Propor que, em diferentes momentos de aula, as crianças utilizem as letras para a tentativa da escrita de seus nomes. 
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome numa brincadeira. 
Observações: 
• Este material permite à criança fazer uma correspondência de letras, posição e ordenação das mesmas. 
• Se as letras forem de papel ou papelão, seria interessante que as crianças ajudassem na confecção do próprio material, orientadas pelo professor. 13
5 – Bingo: 
Objetivo: Conhecer as letras que compõem a escrita de seu nome através do jogo. 
Materiais: Cartelas de cartolina ou papelão; tampinhas de garrafa ou pedrinhas para marcar as letras; folhas de desenho; fichinhas com as letras dos nomes; cola; papel colorido ( para fazer bolinhas de papel ) ou palitos de fósforo usados. 
Procedimento: 
• Cada criança receberá uma cartela com a escrita do seu nome. 
• O professor sorteará as letras, dizendo o nome de cada uma delas para que as 

6 – Dança da Cadeira: 
Objetivo: Reconhecer a escrita de seu nome dentre a escrita dos nomes de todos os colegas. 
Materiais: Fichas com a escrita de todos os nomes ( uma para cada nome ) e cadeiras. 
Procedimentos: 
• O professor propõe às crianças que façam um círculo com as cadeiras. 
• Depois distribui as fichas com os nomes para que as crianças fixem-as nas cadeiras. 
• Inicia-se a dança das cadeiras onde ao término da música cada um deverá sentar na cadeira onde consta a ficha com o seu nome. 
Sugestão de Avaliação: Realizar a brincadeira diversas vezes sempre trocando as cadeiras de lugar. 
7 – Corrida dos Balões: 
Objetivo: Escrever seu nome. 
Materiais: Balões numerados, fichas com número de acordo com os balões e com 
nomes e giz. 
Procedimentos: 
• Formar as crianças em duas filas. 
• Distribuir uma ficha com um número para cada criança. 
• Dado o sinal, uma de cada vez corre até os balões e estoura aquele que tiver o seu número. Dentro estará uma ficha escrito o seu nome. 
• A criança deverá ler altos eu nome e reproduzi-lo no chão utilizando o giz
8 – Jogo dos Dados: 
Objetivos: 
• Integrar-se ao grupo, sabendo esperar sua vez de jogar. 
• Reconhecer as letras do seu nome. 
• Ordenar as letras que compõem seu nome. 
Materiais: 
• Tabuleiros com quadrinhos necessários para a escrita do nome em branco. 
• Dados com as letras dos nomes dos componentes do grupo. 
• Fichinhas com as letras. 
Procedimentos: 
• Distribuir os alunos em pequenos grupos. 
• Combinar com os grupos que apenas uma criança por vez jogará um dado, identificando qual a letra sorteada. Se esta fizer parte dos eu nome, deverá pegar a fichinha correspondente e colocá-la no tabuleiro. 
Sugestões de Avaliação: Participar atentamente do jogo e identificar as letras do seu nome
9 – Sapata ou Amarelinha: 
Objetivo: Reconhecer as letras que compõem seu nome. 
Materiais: Pedrinhas e giz. 
Procedimentos: 
• Cada aluno irá traçar no pátio da escola sua amarelinha. Neste momento, uma amarelinha será diferente da outra, quando os nomes não possuírem a mesma quantidade de letras. 
• Utilizando a pedrinha marcarão a letra que não deverão pular. 
• O professor pode aproveitar a ocasião para questionar o aluno: Qual a letra que vem primeiro? E depois qual será? 
Sugestão de Avaliação: Escrever seu nome após pular a amarelinha. 
Observação: Este tipo de brincadeira trabalha a ordem da escrita do nome, 
possibilitando ao aluno identificar qual a primeira letra, qual a segunda, e assim 
por diante até formar seu nome

                                                Ideia

Com o trabalho da História do nome de cada aluno é interessante que sejam pesquisados os diferentes significados dos nomes de cada um e seja montado um mural com os mesmos: ilustrações feitas pelas crianças, a forma que sabem escrever o nome, o desenho de seu nome, seu auto-retrato, fotos das crianças – Este fica a critério do interesse e da criatividade do professor. 
É um tema rico, importante e que, certamente, encantará aos responsáveis e a toda equipe da escola exposto num belo mural. 
Aproveite esta ideia e dê na montagem do mural uma originalidade, mostrando a sua personalidade e a de sua turma. Você pode e deve tirar um dia somente para a realização desta tarefa . 
É fundamental a participação das crianças em cada detalhe.

                                     Segunda semana do projeto
                          (Próxima  postagem)

                       Fonte:    http://www.projetospedagogicosdinamicos.com







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