João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

sábado, 7 de janeiro de 2012

Teoria Das Inteligências Múltiplas

                                                                                            MARTINS,Beatriz Prado*
Até pouco tempo, acreditava-se que as habilidades cognitivas não seriam muito diferenciadas e específicas, no entanto, pesquisas recentes demonstram que o sistema nervoso é altamente diferenciado e tipos de informação diversos são processados por diferentes centros neurais. (GARDNER, 1987)

Foi devido a estas pesquisas que Howard Gardner questionou a tradicional visão da inteligência, sustentando a idéia de que testes de papel e lápis não seriam capazes de medir a inteligência.

Segundo Gama (2010), Gardner define inteligência como a habilidade para resolver problemas ou criar produtos que sejam significativos em um ou mais ambientes culturais. Em sua teoria Gardner sugere que todos os indivíduos possuem habilidades para utilizar todas as inteligências, porém algumas podem ser potencialmente determinadas pelo ambiente cultural no qual o indivíduo está inserido.

Gardner definiu a inteligência como “habilidade para resolver problemas ou criar produtos valorizados em um ou mais cenários culturais”, e quase vinte anos depois ele conceitua inteligência como sendo “um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura”. (GARDNER, 2001, p.46)

Apesar de haver uma diferença mínima entre os enunciados, ela é de grande importância, pois a cultura é essencial à Teoria das Inteligências Múltiplas. Gardner propõe que (elas) as inteligências sejam potenciais que podem ser desenvolvidos se valorizados pelo ambiente.

Inicialmente foram sete as inteligências definidas por Howard Gardner. São elas: linguistica, lógico-matemática, musical, espacial, físico-cinestésica, interpessoal e intrapessoal.

Atualmente, as inteligências do tipo linguística e lógico-matemática são as mais valorizadas no ambiente escolar (GARDNER, 2001). Portanto, é de suma importância apresentar algumas características das inteligências definidas pelo autor:

Inteligência Linguística - Esta inteligência manifesta-se através da habilidade com o uso da linguagem em suas diversas formas, apresentando facilidade em convencer, contar histórias, relatar fatos com precisão ou transmitir idéias. Entre as pessoas com inteligência lingüística avançada podemos citar advogados, locutores, escritores e poetas.

Inteligência Lógico-Matemática – É a habilidade para lidar com séries de raciocínios, analisar e resolver problemas com lógica, a sensibilidade para padrões, ordem e sistematização. Matemáticos e cientistas são exemplos de indivíduos que exploram essa inteligência.

Inteligência Musical – Habilidade na composição e apreciação de padrões musicais. Sensibilidade para ritmos, timbres, produção e reprodução de músicas, inserindo neste campo os músicos e compositores. Vale mencionar que esta inteligência está também muito associada à inteligência Linguística.


Em minha visão a inteligência musical tem uma estrutura quase paralela à da inteligência linguística, e não faz sentido científica nem logicamente chamar uma de inteligência (em geral a linguística) e a outra (em geral a musical) de talento (GARDNER, 2001, p. 57).

Inteligência Espacial – Capacidade para perceber e manipular o mundo visual e espacial de forma precisa seja em áreas grandes, como o próprio espaço, ou em áreas mais confinadas, como por exemplo, a boca de um ser humano. É a inteligência dos artistas plásticos, engenheiros, dentistas, navegadores e pilotos.

Inteligência Físico-Cinestésica – Potencial para resolver problemas ou fabricar problemas utilizando o próprio corpo (mãos, boca) com a ajuda da coordenação grossa ou fina. Nessa inteligência enquadram-se cirurgiões, artesãos, dançarinos e atletas.

Inteligência Interpessoal – Capacidade de entender o próximo, compreendendo suas intenções, desejos, humores e temperamento. Vendedores, professores, psicoterapeutas, líderes religiosos e políticos precisam ter uma Inteligência Interpessoal aguda.

Inteligência Intrapessoal – Diz respeito ao individuo voltado para si mesmo, e sua habilidade para resolver suas questões interiores. Como é uma inteligência basicamente pessoal, só é possível percebê-la através dos sistemas simbólicos das outras inteligências, como a linguística, ou musical (GARDNER, 2001).

* Graduada em Pedagogia (2010) pela Unaerp. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional com ênfase em psicologia também pela Unaerp.

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