João Amós Comênio




A educação da juventude se processará facilmente se começar cedo,antes da corrupção das inteligências.

João Amós Comênio

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

INDICADORES da área psicomotora 3-6 anos

Criança na escola
B.1 Motora grossa
B.1.1.2Caminha em linha curva , ziguezague desenhado no chão.
B.1.1.3De pé toca os dedos do pé.
B.1.1.4Rebatea bola vindo em sua direção
B.1.1.5Caminha alternando braços e pernas, mudando de direção .
B.1.1.6Maneja um triciclo.
B.1.1.7Sobe em árvores.
B.1.1.8Salta em um pé.
B.1.1.9 Sobe escada alternando os pés.
B.1.1.10Corre alcançando velocidades diferentes e mudam de direção rapidamente.
B.1.1.11Monta sem a ajuda em aparelhos do parque.
B.1.1.12Rebate a bola dura e precisa.
B.1.1.13Trepa facilmente.
B.1.1.14Salta corda.
B.1.1.15Sobe e desce escadas
B.1.1.16Dança controlando os seus movimentos e o ritmo da música.
B.1.1.17Anda em bicicleta de pequena rodinhas
B1118Fica sobre um pé com os olhos fechados.
B.1.1.19Corre de forma rápida e segura.
B.1.1.20 pula obstáculos .
B.1.1.21Patina.
B.2 Motora fina
B.2.1 Controle braços e mãos.
B.2.1.2Colore em diferentes direções sem respeitar fronteiras.
B.2.1.3Aprende usar a tesoura.
B.2.1.4Aperta e desaperta.
B.2.1.5Lança uma bola grande, com alguma precisão.
B.2.1.6Rebate bolas contra o chão.
B.2.1.7Colore respeitando bordas.
B.2.1.8Rasga com direcionalidade.
B.2.1.9Recorta sem respeitar maneiras.
B.2.1.10Desenha figuras simples com algumas características da coisa real.
B.2.1.11Dobra folhas de papel verticalmente e horizontalmente.
B.2.1.12Recorta respeitando linhas retas.
B.2.1.13Copia uma cruz.
B.2.1.14Desenha a figura humana com cabeça, tronco e pernas.
B.2.1.15Lança bola com ambos os braços.
B.2.1.16 Enrosca contas pequenas.
B.2.1.17Pode jogar uma pequena bola com uma mão.
B.2.1.18 Segura lápis corretamente.
B.2.1.19Copia um quadrado.
B.2.1.20Recorta linhas curvas.
B.2.1.21Colore figuras pequena em uma base regular, sem quebrar a borda.
B.2.1.22Copia. letras
B.2.1.23Tenta escrever o seu nome.
B.2.1.24Pode cortar linhas retas.
B.2.1.25Realiza desenhos simples.
B.2.1.26Recorta e cola formas simples.
B.2.1.27Pesponta.
B.2.1.28Rasga curvas de figuras.
B.2.1.29Abre, zip, botões, desabotoa, para cima e para baixo .
B.2.1.30Crava um prego com um martelo grande.
B.2.1.31Colore figura grande respeitando as bordas.
 B.2.1.32Recorta figura
B.2.1.33Desenha[a figura humana com mais detalhes.
B.2.1.34 Desenha palavras simples.
B.2.1.35Dá nó em sapatos
B.2.1.36Atira bolas pequenas com uma mão.
  B.3 Controle Postural
B.3.1 Lateralidade
B.3.1.1Tem definido olho lateral, mão e pé.
B.3.1.2Preferencia direita ou mão esquerda.
B.3.1.3Distingue esquerdo e direito em si.
B.3.1.4Distingue direito e esquerdo em outro.
B.3.2 Equilíbrio
B.3.2.1Caminha em uma linha reta.
B.3.2.2Caminha seguindo padrões diferentes no chão.
B.3.2.3Ffica em um pé com os olhos abertos e fechados.
B.3.2.4Salta cerca de um pé (na mesma posição a posição, mudando).
B.3.2.5Lança e chuta uma bola sem perder o equilíbrio.
B.3.2.6Anda em bicicleta sem rodinhas.
B.3.2.7Patina
B.4 Consciência corporal
B.4.1Diferencia as principais partes do seu corpo.
B.4.2Diferencia os órgãos dos sentidos.
B.4.3Localiza áreas do corpo que permitem o movimento
B.4.4Representa sua imagem corporal no filme.
B.4.5Representa pelo desenho da figura humana.
B.4.6Reconhece as características do sexo oposto para ele ou ela.
B.4.7Conhece nome e as principais partes do corpo.
B.4.8Reconhece os órgãos dos sentidos
B.4.9Interioriza esquema corporal.


Nenhum comentário: